A Fabricação: Nuvem e processo de colaboração

Quando soubemos da convocatória para o Contralab:Reboot – uma semana de imersão no laboratório hacker rural Nuvem, em Viscode de Mauá-RJ, para o desenvolvimento de projetos relacionados à democracia – não pensamos duas vezes em inscrever o jogo. O objetivo do laboratório era “repensar os mecanismos de representação, facilitar a participação pública na tomada de decisões, ampliar o acesso a informações sobre personagens e recursos públicos”. Bingo! A inscrição feita e foi selecionada para ser desenvolvida com outros colaboradores na Nuvem.

Durante aqueles 7 dias de imersão, o projeto que chegou como proposta inscrita “O Jogo do Golpe” sofreu as transformações esperadas da colaboração de todos os presentes até se tornar “Efeito 55”. Na Nuvem, jogamos diversas vezes, aprimoramos as cartas, jogamos novamente, discutimos e desenhamos diferentes layouts, jogamos de novo e de novo, pensamos campanha de mobilização, criamos esse site, ‘embalagem do jogo’… Com muitas mãos e cabeças trabalhando juntas, chegamos ao fim do processo com um produto que já poderia ser baixado e testado por todos!

As mudanças mais significativas nesse processo criativo foram:

  • tiramos o “Golpe” do nome após debates calorosos sobre nossa complexa democracia e para deixar o jogo mais aberto a jogadores de diferentes vertentes políticas;
  • escolher um outro nome, no entanto, não foi fácil! Focamos no que era essencial na jogabilidade: os votos das senadoras e senadores. Assim, tudo começava após os 55 votos que admitiram a abertura do processo de impeachment – daí o Efeito 55!
  • Conversando sobre o novo nome, alguém brincou: “parece nome de remédio”. Pronto: imediatamente começamos a bolar a caixinha desse “medicamento democrático”, com bula, comprimidos e tudo. Afinal, alguém duvida que nossa democracia está doente?
  • Resultado: ficou lindo! 🙂   Confira a galeria de fotos abaixo.

Todo o processo na Nuvem ficou registrado nesta wiki.

Agradecemos a todas as pessoas que colaboraram para que Efeito 55 fosse possível! ♥

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *